Casal de funcionários públicos fica sem casa após incêndio

Um casal de funcionários públicos teve a casa destruída, durante um incêndio, na hora do almoço, desta sexta-feira (8).

O fogo, que atingiu a casa, que fica na Rua dos Expedicionários, começou na cozinha e se espalhou para outros cômodos até ser contido.

Segundo a dona da casa, Vera Maria Deocleciano da Cruz, Funcionária Pública, “eu já estava para sair para o trabalho. Quando eu fui abaixar, para pegar o controle para desligar a televisão, ouvi um barulho e pensei, é o gás. Corri na cozinha para tentar desligar, mas, o fogo já estava alto”.

Vera também contou que ficou com medo de o botijão de gás, que havia sido trocado no fim da manhã, explodir, e saiu da casa. “Aí, com medo dele estourar, eu nem olhei para trás. Eu saí e derrubei umas bagunças que tinha aqui (no quintal). Saí correndo pedindo ajuda”, completou Vera.

A dona da casa contou que pediu para a funcionária de um posto de gasolina, que fica em frente a sua casa, acionar a Defesa Civil.

Em poucos minutos, uma viatura da Guarda Municipal, que foi acionada, via telefone, se dirigiu até a casa e confirmou a ocorrência.

Em seguida, o caminhão da Defesa Civil iniciou o combate ao fogo. “Em menos de cinco minutos, ela (Defesa Civil) estava aqui. Graças a Deus, que vieram aqui para nos ajudar”, agradeceu Vera.

O quarteirão, onde fica a casa, teve o trânsito desviado, para o combate ao fogo ser realizado pela Defesa Civil.

Policiais Militares também estiveram presentes, para auxiliarem na ocorrência.

Segundo o Coordenador da Defesa Civil, Reginaldo Risonho, “a princípio, segundo a moradora, o incêndio começou no botijão de gás, que estava ligado ao fogão. Segundo o morador, ele trocou o botijão hoje”.

Além da cozinha, que ficou completamente destruída pelas chamas, o banheiro também foi atingido. “Quanto às paredes, elas estão intactas. Caiu todo o reboco, porém, não apresenta rachaduras. O teto, como era forro de madeira, foi destruído. Aquela área do fundo vai precisar ser isolada para evitar algum tipo de acidente”, completou Reginaldo.

Sargento Urbano, Corpo de Bombeiros

Ao todo, dois botijões de gás foram retirados de dentro da casa. Também alguns pertences e aparelhos eletrônicos foram retirados.

O Corpo de Bombeiros, de Paulínia, também foi acionado para prestar apoio ao combate às chamas.

O Sargento Urbano, do Corpo de Bombeiros, disse em entrevista que “foi uma solicitação, de incêndio em residência em casa térrea. De imediato, a guarnição de autobomba se deslocou, já com a informação de que a Defesa Civil do

município estava no combate”.

Segundo o Sargento, a princípio, eles não tinham a informação sobre possíveis vítimas. “Viemos preparados para tal intervenção. Felizmente, não tinha nenhuma vítima no local”, completou.

Reginaldo Risonho
Coordenador da Defesa Civil

O funcionário público, Antonio dos Santos Ramos Marques, também morador do local, estava trabalhando quando foi informado sobre o fogo em sua casa. “Um colega chegou e perguntou se estava pegando fogo na vizinha”, disse Antônio.

No entanto, ao chegar em casa, era na dele que estava ocorrendo o incêndio. “O botijão é novo, fizemos almoço. Trocou, fizemos o teste e não sentimos cheiro de gás nenhum”, completou a vítima.

Sobre os estragos na casa, ele disse que “a cozinha toda, fogão, geladeira, micro-ondas, armários, foi tudo queimado”.

Após o trabalho de rescaldo, a Defesa Civil informou sobre a interdição parcial da residência, que é alugada. “A residência não tem mais condições de abrigar ninguém. Então, vai ter que passar por uma reforma”, disse Reginaldo.

A ocorrência foi registrada na Delegacia local. Peritos, do Instituto de Criminalística (IC), de Americana, deverão

realizar uma perícia na residência.

Quando o local estava sendo isolado, uma das vítimas encontrou o animal de estimação, morto dentro da residência. Uma Calopsita, que estava em uma gaiola, não resistiu à fumaça das chamas e morreu.