Casamento está no coração de Deus

Leia o texto bíblico em Marcos 10.7 “Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher”.
Colocação da situação
Deus estabeleceu a família como base da vida social, moral e espiritual da sociedade humana. Leia e reflita no texto de Gênesis 2.18-24.
I – Casamento e a Família são Instituições Divinas – Gênesis 1.27; 2.18-24
A vontade do Criador é que o homem exerça a regência do mundo. O homem estava só e não havia para ele uma auxiliadora. Reconhecendo essa necessidade, Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. Ser idônea significa adequada a ele como complemento à sua personalidade, semelhante e igual a ele: nem inferior, nem superior. O grande significado do primeiro casamento é a unidade da raça humana. Deus poderia haver criado a mulher do pó da terra, à semelhança de Adão, mas Seu propósito era promover uma relação de completa intimidade e de identificação um com o outro. Motivo por que formou a mulher do próprio corpo do homem. “Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe e se unirá à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gênesis 2.24).
II – Jesus Sancionou a Santidade do Casamento Com a Sua Presença – João 2.1-11
O casamento é mais do que um contrato civil ou uma exigência social. Segundo a Bíblia Sagrada, ele é uma aliança entre um homem e uma mulher para uma união indissolúvel, física e espiritual. O casamento não foi instituído para acomodar os instintos; ao contrário, é um estado de santidade em que os cônjuges se comprometem a ser fiéis reciprocamente na felicidade e na adversidade, até a morte. Essa fidelidade moral é indispensável à santidade cristã.
Em 1Co 6.16, lemos: “Serão dois numa só carne”. Portanto, é absolutamente necessária a fidelidade conjugal, não só para a felicidade do casal, mas para cumprir a vontade de DEUS. Os nobres propósitos do casamento são a comunhão, a fraternidade e a reciprocidade.
III – O Ensino de Jesus Sobre o Casamento – Mateus 19.1-9; João 2.1-11; Marcos 10.2-12
Jesus aceitou o convite para assistir e participar das bodas em Caná da Galileia, dando assim, o Seu apoio a essa instituição honrosa, que é o casamento. Nesta ocasião, livrou os noivos de um grande constrangimento, ao transformar água em vinho, garantindo, assim, a continuação da alegria reinante no ambiente festivo. Quando os fariseus, certa vez, interrogaram a Jesus com respeito ao divórcio (Mc 10.2-12), Ele explicitamente frisou que o casamento não deve ser desfeito por qualquer motivo, como seja: por desentendimento, ou por ser um, mais velho do que o outro, etc.
Ora, entre Cristo e Sua Igreja a união é eterna, não havendo nem figura, nem lugar para o divórcio.
Um princípio eterno foi estabelecido: “Deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá à sua mulher, e serão os dois uma só carne”.
Amém!

Pastor Gessivaldo Gomes Rebouças
Igreja Metodista Wesleyana