Casos de Candidíase são maiores no verão por conta do uso de roupas molhadas ou apertadas

Doença é uma infecção causada por um fungo chamado Candida Albicans, que normalmente é encontrado em pequenas quantidades no corpo humano, mas, o calor e a umidade estimulam sua procriação

Mesmo com o fim do horário de verão, o calor continua forte e intenso, o que é um ótimo convite para uma piscina e talvez até mesmo uma praia no feriado de carnaval. Porém, mulheres e homens que optarem se refrescar na água, devem ter um cuidado redobrado com a candidíase.

Segundo explica o ginecologista Dr. Rodrigo De Angelis, durante o verão, os casos de candidíase são mais comuns, “pois o fungo causador da doença se prolifera com mais facilidade em meio quente e úmido, muitas vezes, ocasionado pelo uso de roupas de banho molhadas por tempo prolongado em piscinas e praias”.

A candidíase é uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans. Esse fungo encontra-se, na maioria das vezes, no próprio organismo humano. Porém, ele é encontrado em pequenas quantidades, sendo assim, controlado pelo próprio sistema imunológico.

Entretanto, Dr. Rodrigo conta que, por conta dos fatores, calor, umidade, roupas úmidas ou justas, pode ocorrer a proliferação do fungo, causando, assim, os sintomas da candidíase. Normalmente, ela ocorre em regiões úmidas do corpo, como, por exemplo, a cavidade bucal ou região íntima. O ginecologista alerta para os sintomas, que podem aparecer de maneiras diferentes de acordo com o sexo. Ele conta que “entre os sintomas mais comuns nas mulheres, estão a presença de um corrimento

Esbranquiçado e espesso, ardor, ardor, coceira, incômodo ao urinar e em relações sexuais”. Já entre os homens é preciso ficar atento em casos de “vermelhidão, inchaço, dor, coceira e ardência no ato sexual”, segundo Dr. Rodrigo. Além de atingir homens e mulheres, a doença pode também se manifestar em qualquer fase da vida, visto isso, o especialista indica que existem algumas outras condições, além dos fatores externos, como roupas apertadas, que podem aumentar o risco da doença, como, por exemplo, o uso de antibióticos, a queda de imunidade, uma diabetes mal controlada, mudanças hormonais (na gestação, principalmente). Prevenção Para prevenir a proliferação dos fungos causadores da candidíase, é necessário diminuir a umidade em áreas úmidas do corpo. “Secar-se bem após o banho, não usar roupas justas ou úmidas, dar preferências às roupas íntimas de algodão e não dividir toalhas ou roupas íntimas com outras pessoas”, alerta Dr. Rodrigo.

Dr. Rodrigo De Angelis Ginecologista  CRM: 96086  Medclin - Cosmópolis Fone: (19) 3872-1345

Dr. Rodrigo De Angelis
Ginecologista
CRM: 96086
Medclin – Cosmópolis
Fone: (19) 3872-1345

A candidíase não tratada pode passar a ocorrer em períodos cada vez mais curtos e com sintomas mais intensos. O tratamento pode ser realizado por via oral, local ou associação dos dois, devendo ser tratado pelo ginecologista ou urologista dependendo do caso. A medida mais indicada é procurar um especialista para um diagnóstico efetivo da doença feito por um exame ginecológico.