Casos de conjuntivite têm aumento no verão, diz oftalmologista

No verão, os cuidados devem ser redobrados para evitar contrair a conjuntivite, doença que causa irritação nos olhos. É nessa estação do ano que os números dos casos da doença crescem. Ao sentirem os sintomas, como coceira e olhos avermelhados, a instrução é procurar um oftalmologista.
“Os casos de conjuntivite têm aumento significativo na estação mais quente do ano. Normalmente, os microrganismos se beneficiam de condições com mais calor e umidade, o que favorece o aparecimento de conjuntivites. Existem alguns tipos da doença: bacteriana, viral, alérgica, química, por fungos e protozoários. A mais comum é a viral, devido à multiplicação e transmissão muito rápida”, esclarece o médico oftalmologista Juarez Tavares dos Santos.
De acordo com o médico, “os sintomas da conjuntivite variam entre si e podem ser:
– vermelhidão;
– prurido (coceira);
– edema (inchaço);
– lacrimejamento;
– secreção;
– ardor;
– sensação de corpo estranho no olho (arranhar); e
– visão embaçada”.
As formas para evitar contrair a doença, que é altamente contagiosa quando se trata da bacteriana e da viral, é “fazer a higiene das mãos, higiene dos olhos, evitar contato com suspeitos, evitar usar objetos e produtos de maquiagem de outras pessoas (não compartilhar)”, afirma o médico.
O oftalmologista ainda alerta que, para o tratamento, “a automedicação não é a melhor prática. O uso impróprio de colírio pode favorecer o agravamento da doença ao invés de tratar a mesma”.
A boa notícia é que “toda conjuntivite é tratável e passível de cura e cada tipo exige um tratamento específico. Por exemplo: a bacteriana se trata com o uso de antibióticos. Mas, na presença dos sintomas de forma mais intensa, apresentados anteriormente, se faz necessário auxílio profissional para que seja feito o diagnóstico e tratamento adequados”, enfatiza o especialista Juarez.

Juares Tavares dos Santos
Oftalmologista
CRN 79483
Atende na rua Presidente Getulio Vargas, 354, Centro

De acordo com o médico, doenças como pressão alta (hipertensão) ou toxoplasmose (doença causada por um verme) não interferem no aparecimento ou exacerbação de conjuntivite.
A pessoa que contrai conjuntivite “pode ter um período de incubação que pode variar de um a sete dias, dependendo do tipo da conjuntivite, que pode se manifestar em qualquer idade, até mesmo nos bebês.
O quadro pode se repetir, basta ter contato e, dependendo da virulência do agente e/ou o nível da imunidade do paciente, poderá ter a manifestação novamente”, finaliza o oftalmologista Juarez Tavares dos Santos.
Para prevenir a conjuntivite tóxica ou alérgica causada pela penetração de filtro solar, maquiagem e outros cosméticos nos olhos, a dica do oftalmologista é evitar o excesso desses produtos.