Casos de miopia crescem em todo o mundo e normalmente são diagnosticados na infância

Doença pode ser descoberta quando a criança ingressa na escola e tem dificuldade para enxergar no quadro 

“Casos em crianças são comuns, pois a miopia é relacionada à hereditariedade, ou seja, é herança genética de seus familiares que passam para seus descendentes”

A miopia, diminuição da visão para longe, pode ser diagnosticada nos primeiros anos de vida. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), esse mal atinge cerca de 1 bilhão de pessoas e a organização estima que a tendência é piorar. A OMS estima que, em 2050, metade da população global seja míope. Só no Brasil, segundo a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), a estimativa é de que os casos passarão de 27,7% em 2020 e 50,7% em 2050.

juarez_color

Dr. Juarez Tavares Oftalmologista CRM: 79483-SP Fone: (19) 99838 8022

O oftalmologista Dr. Juarez Tavares dos Santos diz que é comum ocorrer o diagnóstico com o ingresso escolar por conta da dificuldade que a criança tem em enxergar o quadro negro. Ele explica que existem dois tipos básicos de miopia, a axial, olho mais comprido e a índice, córnea mais curva e, ou, cristalino mais convexo.
O especialista nota que os casos em crianças são comuns, pois, a miopia é relacionada à hereditariedade, ou seja, é herança genética de seus familiares que passam para seus descendentes, no caso, as crianças.
Mas, a miopia não se desenvolve apenas pela genética hereditária, ela pode se desenvolver por hábitos do cotidiano. Dr. Juarez adverte que o uso abusivo de monitores, tablets, celulares, computadores e outros televisores podem desencadear o aparecimento da miopia. A exposição da luz azul emitida pelas telas também provoca o cansaço visual. Além desse uso excessivo das telas, o ato de coçar o olho, comum em quadros de alergia ocular, como conjuntivite alérgica, pode deformar a curvatura natural da córnea, podendo, assim, influenciar no aparecimento da miopia.
Dr. Juarez afirma que a miopia pode aparecer em decorrência da opacidade do cristalino, catarata. Existe também um quadro crítico, onde a miopia é progressiva, com o aparecimento da degeneração miópica da retina, o fundo do olho. Ainda, quanto maior for o grau de miopia, tanto maior o risco de descolamento da retina.
Outro caso comum de diagnosticar é a miopia acomodativa, que acontece, conforme explica Dr. Juarez, quando a musculatura interna do olho é muito exigida. O médico conta que isso se dá pelo fato do uso abusivo da visão de perto na infância, quando o mecanismo da visão está em desenvolvimento – um exemplo é o uso excessivo de eletrônicos. Dr. Juarez recomenda que a criança tenha uma visão diversificada, ou seja, deve trabalhar a visão de perto, média e longe.
Apesar do mal ser comum, ele tem tratamento, realizado através do uso de óculos em crianças e, com o decorrer do desenvolvimento, existe a opção das lentes de contato. Quando adulto, de acordo com o estado clínico, existe a possibilidade de cirurgia a laser.