Castração: entenda a importância do procedimento

A castração dos pets e animais domésticos gera muitas dúvidas no tutor do animal. O ato cirúrgico é um procedimento útil, saudável e que torna o dia a dia do animal de estimação mais prático. Vale lembrar sobre a importância em cães e gatos.
De acordo com a médica veterinária, Natália Idalgo de Queiroz, a castração é de suma importância para que se previnam, além da gravidez, algumas doenças. Para realizar o procedimento, que pode ser feito tanto em machos quanto em fêmeas, deve-se procurar uma clínica veterinária, onde será feita uma avaliação do animal. Essa avaliação, é importante, principalmente, se ele for idoso, para não haver maiores riscos. Caso haja qualquer problema que coloque em risco a vida do animal, ou, no caso, se a fêmea estiver grávida, não se realiza a cirurgia.

O procedimento
O procedimento baseia-se na retirada dos ovários e do útero da cadela ou dos testículos do cachorro. A cirurgia em si, segundo a própria médica, é tranquila, porém, apresenta um risco individual anestésico. “Por menor que seja, há a probabilidade de ocorrer alguma reação à anestesia. Além disso, no dia do procedimento, o animal deve estar em jejum, tanto antes quanto depois, já que são necessárias algumas horas para que a anestesia seja eliminada do corpo. A recuperação leva em torno de 7 a 10 dias, sendo feito um acompanhamento para conferir se está tudo certo”, explica a profissional.

Quando fazer?
Em relação ao momento ideal para fazer a castração, os veterinários podem trabalhar de duas formas.
No caso das fêmeas, há os profissionais que acham ideal fazer antes do primeiro cio; e os que dizem que o ideal é ter o primeiro cio para depois fazer. “Aqui, trabalhamos com a segunda opção, para que não haja problema de incontinência urinária na fêmea”.
No caso dos machos, a cirurgia pode ser feita por volta dos 6 ou 7 meses. Vale lembrar que não é preciso que a cadela tenha filhotes para realização da intervenção cirúrgica.

Vantagens
Há uma série de vantagens, além de doenças que podem ser evitadas com a castração. Quanto às fêmeas, não haverá mais reprodução;

Natália Idalgo de Queiroz – Médica veterinária
CRMV:SP 23.967

serão prevenidas infecções de útero e ovários e qualquer problema relacionado aos mesmos; reduzirá as chances de tumor de mama; seu comportamento será mais tranquilo; e ajudará nos casos de gravidez psicológica – já que existem cadelas que, após cada cio, acabam passando por isso.