Catarata: entenda os sintomas e o tratamento

A orientação atual é que a cirurgia de catarata seja realizada logo que a pessoa comece a apresentar os primeiros sintomas

No interior do olho humano, existe uma lente natural e transparente, responsável pelo foco e pela nitidez da imagem. Essa lente natural é chamada cristalino. A catarata se caracteriza pela perda de transparência da lente natural do olho.
Se a lente natural, ou seja, o cristalino, perder sua transparência, a imagem ficará embaçada. Essa perda de transparência do cristalino recebe o nome de Catarata.
Principais sintomas da catarata: As pessoas com catarata começam a notar uma perda progressiva na nitidez da imagem. As cores vão perdendo o brilho e as imagens começam a ficar embaçadas. Além disso, é comum os pacientes queixarem de sensibilidade aumentada à luz.
No início, os sintomas são leves, mas podem progredir e abaixar a visão de forma significativa, deixando as imagens completamente nubladas.
Esse processo se dá de forma progressiva e a catarata pode atingir os dois olhos ou um olho de cada vez.
À noite, a visão do paciente com catarata torna-se ainda pior, gerando grande insegurança para a pessoa sair de casa, dirigir, realizar atividades domésticas ou ter o simples prazer de assistir televisão.
Causas da catarata e como identificá-la corretamente: A catarata está geralmente relacionada à idade. Porém, algumas doenças como o diabetes, artrite reumatóide, doenças congênitas, uso prolongado de medicações (ex: cortisona) e traumas oculares podem levar à formação da catarata.
Com o auxílio de aparelhos específicos, o oftalmologista consegue identificar a catarata e classificar seu estágio evolutivo.
O paciente com sintomas de visão embaçada deve procurar um especialista e fazer uma avaliação completa.
Como é o tratamento da Catarata: O tratamento da catarata é essencialmente cirúrgico e consiste na remoção do cristalino nebuloso. Atualmente, existem técnicas modernas e, principalmente, mais seguras para remoção do cristalino, garantindo uma recuperação extremamente rápida.
Utilizamos a moderna técnica de facoemulsificação. Com essa técnica, todo o cristalino é aspirado através de uma microincisão (2 milímetros), aumentando a segurança do procedimento.
O cristalino é então removido e o mesmo deverá ser substituído por uma lente intra-ocular. A cirurgia de catarata através da microincisão permite uma recuperação da visão quase imediata, sem a necessidade de pontos.
Atualmente, o consenso médico é de que a catarata deve ser operada nos seus estágios iniciais, ao contrário do que era feito no passado. Isso se deve ao fato de a cirurgia ser muito mais rápida e, principalmente, segura quando a catarata está no início.
Portanto, a orientação atual é que a cirurgia de catarata seja realizada logo que a pessoa comece a apresentar os primeiros sintomas.
Como é a moderna cirurgia de catarata: Após a remoção do cristalino nebuloso (remoção da catarata), uma lente intra-ocular deverá ser implantada para que seja retomada a nitidez da visão.
É muito importante que seja implantada uma lente de qualidade, para que, além de segurança, o paciente tenha uma ótima visão.
Utilizamos uma lente intra-ocular dobrável e de alta tecnologia, permitindo que a mesma seja implantada através de um micro-orifício e resulte numa visão de alta definição.
Existem, atualmente, diversos tipos de lente intra-oculares. Os modelos mais antigos são feitos de material rígido, exigindo uma abertura do globo ocular maior para ser implantada. Como consequência, a recuperação visual será mais lenta e haverá maior indução de astigmatimo.
O diferencial das lentes intra-oculares modernas: As lentes intra-oculares mais modernas são feitas de material maleável, permitindo que a lente seja dobrada e inserida no globo ocular através de uma incisão milimétrica (aproximadamente 2,7 mm).
Como consequência, a recuperação visual se torna muito mais rápida e não haverá indução de astigmatismo após a cirurgia de catarata.
Mais recentemente, foram lançadas as lentes intra-oculares Tóricas, capazes de corrigir também o astigmatismo, caso o paciente apresente esse problema.
As lentes intra-oculares Tóricas são também dobráveis e inseridas por micro-incisões. Essas lentes ficam posicionadas num meridiano pré-determinado, para a compensação do astigmatismo.
Por último, foram recentemente lançadas as lentes intra-oculares Multifocais, que permitem uma boa visão para longe e perto, corrigindo também a Miopia, a Hipermetropia e a vista cansada.
Essas lentes possuem pequenos círculos concêntricos, que através do fenômeno de apodização, são capazes de gerar múltiplos focos.
Para o cálculo da lente a ser implantada em cada pessoa, é utilizado um aparelho chamado biômetro, que irá definir o grau da lente mais apropriado.
A lente implantada no olho tem duração permanente, não necessitando ser substituída com o tempo.
Como é a recuperação pós cirurgia de catarata: Para a moderna cirurgia da catarata, não é necessário que o paciente permaneça internado, podendo ter alta minutos após a cirurgia. Uma vez realizada a cirurgia, o paciente fica definitivamente livre da catarata.
Os pacientes podem retornar às suas atividades profissionais em poucos dias. Toda a medicação pós-operatória é feita apenas à base de colírios.
A moderna cirurgia da catarata, ao restabelecer a visão de nossos pacientes, vai lhes proporcionar uma maior independência e, como consequência, uma melhor qualidade de vida.
Antigamente, era necessário esperar a catarata ficar “madura”, ou seja, avançada para a realização da cirurgia.
Hoje em dia, com as modernas técnicas e aparelhos, a recomendação consensual é que a cirurgia seja indicada nas fases iniciais da catarata, pois, a cirurgia torna-se muito mais rápida, fácil e segura.
Além disso, o tempo de recuperação é menor quando a cirurgia da catarata é realizada nos estágios iniciais.
Também são utilizados equipamentos de última geração que garantem uma maior precisão nos resultados.

Dr. Flavio Sartori Junior
Medclin: R. Expedicionários, 1028 – Jardim Bela Vista, Cosmópolis
Telefone (19) 3812 9210
Clinical Cambuí
R. Dr. Antônio da Costa Carvalho, 287 – Cambuí, Campinas
Telefone (19) 3294 5115