Catarata pode ser prevenida com hábitos saudáveis

Além dos diversos problemas que chegam com a idade, como doenças cardíacas, diabetes, infecções e até mesmo cânceres, os olhos costumam ser muito prejudicados nesta fase. Contudo, a complicação nos olhos pode ser evitada com hábitos durante toda vida.

De acordo com o Oftalmologista Dr. Juarez Tavares, a catarata é a opacidade do cristalino, que é a lente natural do olho. “Existem diferentes tipos de catarata, e os mais comuns são: catarata polar anterior ou posterior, nuclear, subcapsular, leitosa, morganiana, senil, nigra, entre outros tipos”, informa.

As causas da catarata são divididas em seis. “Existe a congênita, que é quando se nasce com a catarata por causa de uma doença da mãe, como a rubéola, por exemplo; traumática, decorrente de trauma, como batida nos olhos ou algum outro acidente; medicamentosa, por uso abusivo de medicamentos, como corticóide, por exemplo; infecciosa, que se dá após uma infecção dentro do olho; doença sistêmica, como a diabetes, que acelera o aparecimento da catarata; e a idade, que se torna mais propensa quanto mais idoso é o indivíduo”, cita o especialista.

O Oftalmologista afirma que o maior número de indivíduos com catarata são idosos. “A partir dos 50 anos de idade, qualquer pessoa pode desenvolver a catarata e, com o passar dos anos, porque aumentam as chances. Isso ocorre porque a estrutura do cristalino vai gradativamente perdendo a transparência e, com o tempo, acontece um desgaste que impede a passagem da luz, resultando na diminuição da acuidade visual”, explica.

A prevenção, conforme explica o especialista, começa desde o controle rigoroso no pré-natal do indivíduo. “Posteriormente, ao longo da vida, a pessoa deve proteger-se em atividades de risco à região dos olhos, fazer o tratamento adequado das doenças, fazer uso de medicações sob supervisão médica e ter um estilo de vida saudável, para que, assim, ela possa envelhecer com qualidade de vida”, ressalta.

A cirurgia da catarata é, hoje, considerada muito segura e eficaz. “Esta cirurgia consiste na retirada do cristalino opaco e no implante de uma lente (lente intraocular). Hoje, a anestesia local é feita no regime ambulatorial, e o paciente é liberado para ir para casa logo depois do procedimento. É necessário, logo depois, fazer repouso relativo e uso de colírios receitados pelo profissional. Como qualquer cirurgia, a da catarata tem seus riscos. Contudo, com as novas técnicas devido ao avanço da tecnologia, ela se tornou um procedimento bastante seguro”, observa Dr. Juarez.

Quanto à recuperação, o Oftalmologista informa que ela tem sido rápida na maior parte dos pacientes. “Em grande parte deles, a boa visão já é atingida no final da primeira semana após a cirurgia”, afirma.
Após a cirurgia e depois de retirada, a catarata não volta. “A cirurgia é feita uma vez só. Em algumas pessoas, o que pode acontecer depois de alguns anos é a formação de uma opacidade atrás da lente, o que se resolve com laser, conhecido como limpeza da lente”, finaliza o profissional.

Dr. Juarez Tavares  Oftalmologista CRM: 79483-SP

Dr. Juarez Tavares
Oftalmologista
CRM: 79483-SP