Causas e sintomas do glaucoma

Doença não tem cura. Contudo, existem diversas formas de controle disponíveis para oferecer aos doentes uma vida perfeitamente normal

O que é glaucoma? O glaucoma é uma doença grave que surge na sequência do aumento da pressão intraocular. A

Dr. Flavio Sartori Junior
Medclin: R. Expedicionários, 1028 – Jardim Bela Vista, Cosmópolis
T. (19) 3812 9210
Clinical Cambuí
R. Dr. Antônio da Costa Carvalho, 287 – Cambuí, Campinas -T. (19) 3294 5115

perda de visão é consequência da destruição das células ganglionares (nervo óptico), uma estrutura que liga o olho ao cérebro occipital e responsáveis pela condução das imagens da retina até ao cérebro. A pressão ocular (pressão interna do globo ocular ou tensão ocular) deve manter-se dentro de determinados limites, à volta dos 15 mm Hg (pressão normal do olho) embora possa oscilar entre os 10 e 22 mm Hg (valores limite), sendo uma condição essencial para garantir o correto funcionamento do olho.
Existem vários fatores que contribuem para a conservação da pressão intraocular nos valores normais, destacando-se a produção do humor aquoso. O humor aquoso é um líquido transparente, constituído por água e sais dissolvidos. Tem como função nutrir a córnea e o cristalino, além de regular a pressão interna do olho (pressão intraocular). O líquido localiza-se na câmara anterior e posterior do globo ocular.

Causas do glaucoma: As causas de glaucoma podem ser de diversa ordem, nomeadamente, obstrução do trabéculo ou aumento da produção do aquoso. Em relação à obstrução do trabéculo, pode ser congénito, por persistência da membrana de Barkan ou adquirido, por depósito de pigmentos ou porque o ângulo irido-corneano está fechado. O aumento de produção de humor aquoso está, normalmente, associado a inflamações do corpo ciliar. A origem do glaucoma ocular pode também estar associada a algumas doenças. Entre as doenças, destaca-se a diabetes que é uma das principais causas do glaucoma, principalmente pelo elevado número de doentes que padecem atualmente desta patologia.

Sintomas do glaucoma: Os sintomas de glaucoma ocular mais frequentes são escotomas (manchas escuras) no campo visual periférico. Para perceber melhor, imagine que está a ver um filme no cinema e que não consegue visualizar o campo completo, apenas vê a parte do meio, como se estivesse vendo por uma espécie de túnel. No olho com glaucoma, à medida que a doença evolui, as manchas vão aumentando e a visão vai deteriorando. Sintomas e sinais como olhos vermelhos, olhos lacrimejantes, fotofobia (sensibilidade à luz), dor nos olhos, dor de cabeça são também frequentes.
Os sintomas de glaucoma apenas são detectados, de um modo geral, numa fase avançada da doença, isto é, quando cerca de 50% das células ganglionares estão atrofiadas. No glaucoma, os sintomas iniciais ou são inexistentes ou são praticamente imperceptíveis, progredindo a doença para fases avançadas de forma “silenciosa”. Ou seja, inicialmente, a doença é assintomática (sem sintomas), no entanto, com o evoluir do glaucoma, vão surgindo os primeiros sintomas. Se o glaucoma não for tratado, a doença pode levar à lesão permanente do nervo ótico, causando alteração progressiva do campo visual, podendo progredir para a cegueira.

Diagnóstico do glaucoma: Os doentes com glaucoma ou suspeitos de terem a doença devem ser estudados recorrendo a vários exames para um correto diagnóstico, nomeadamente campimetria e OCT (Tomografia Ótica Coerente), entre outros. O OCT é um exame que nos permite estudar a espessura da camada de fibras nervosas peri-papilares e ainda a escavação do disco ótico.

Glaucoma tem cura? Infelizmente, o glaucoma não tem cura. Contudo, existem diversas formas de controle da doença disponíveis que nos permitem oferecer aos doentes com glaucoma uma vida perfeitamente normal. Quanto mais precoce for o diagnóstico do glaucoma, maiores serão as probabilidades de se evitar a perda da visão. Todavia, como veremos a seguir, na maioria dos casos, desde que o glaucoma seja tratado adequadamente, poderemos controlar eficazmente a doença.

Tratamento do glaucoma: No glaucoma, o tratamento tem como objetivo reduzir ou estabilizar a pressão intraocular. Quando este objetivo é atingido, o dano das estruturas oculares, principalmente, do nervo ótico, pode ser evitado. Na maioria dos casos, o tratamento de glaucoma pode ser efetuado apenas com o recurso com colírios. Trata-se de um tratamento farmacológico (medicamentos para glaucoma) que permite reduzir ou estabilizar a pressão intraocular, não sendo, portanto, necessário qualquer tipo de tratamento cirúrgico.
Cirurgia do glaucoma: A cirurgia de glaucoma visa diminuir a produção do humor aquoso e/ou aumentar o fluxo de drenagem de modo a reduzir ou estabilizar a pressão intraocular. Uma operação é a trabeculoplastia, que é um procedimento realizado com laser (conhecido como cirurgia de glaucoma a laser) e tem como objetivo aumentar o escoamento do humor aquoso, realizando pequenos furos na malha trabecular. Este procedimento pode ser considerado como tratamento primário, nomeadamente, nos doentes que apresentem dificuldades na aderência ao tratamento médico (medicamentos).