Causas Sociais e Causos

Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento. No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. Educar tem sentido amplo e ultimamente parece estar negligenciado.
A demanda da rotina diária terceiriza as criação dos filhos. A escola transmite conhecimentos básicos, educação deve ser prestada pela família, questões de valores, comportamentos e outros. Lamentável a carência de crianças cujos pais não dedicam tempo a elas, pessoas inseguras, jovens ansiosos e provavelmente não haverá tempo de recuperar esta lacuna. A necessidade de suprir itens básicos para sobrevivência existe, mas a dedicação e atenção dos pais não pode ser substituída por outros. Será que Sartre – filósofo existencialista tinha razão?
‘Não importa o que fizeram de mim, o que importa é o que eu faço com o que fizeram de mim’. A filosofia de Sartre defende a liberdade e a autenticidade de cada ser humano como essenciais, não obstante a angústia que tal liberdade pode nos trazer. Cada escolha que fazemos traz consequências, ação e reação. Decidir o que deve ser sacrificado em nome da ambição e da prosperidade.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br