Causas Sociais e Causos

Superstições ou não, a inveja existe; se ela pode nos atingir, não sei dizer. Inveja ou invídia é um sentimento de angústia, ou mesmo raiva, perante o que o outro tem. Este sentimento pode gerar o desejo de ter exatamente o que o outro tem, sendo isso uma possível consequência da inveja e não a inveja em si, podendo essa ter outras demais consequências ou não.
Um desgosto provocado pela felicidade ou prosperidade alheia, desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outrem. A inveja não é necessariamente de coisas materiais, ela pode ser mais abstrata, pessoas bem relacionadas, que possuem brilho próprio, que são bem-vindas em qualquer lugar, pela capacidade intelectual, ou por qualquer outra coisa ou sentimento que a faça se destacar na multidão.
Cada um de nós conhece pessoas assim, que são o foco das atenções por onde passam. Em contrapartida, temos aquelas que passam totalmente despercebidas, gerando inveja daquilo que lhe é o oposto.
Se nos faz mal ou não, depende da reação de cada um. Buscar atingir os objetivos, sem querer o que o outro é ou tem pode facilitar o caminho, somos livres para escolher o que podemos ser ou ter.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br