Causas Sociais e Causos

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br

Discernimento, empatia, esclarecimento. Valorizar profissionais que doam seu tempo, sua saúde e sua criatividade. Não vou discorrer sobre profissionais da área de saúde por motivos óbvios, sem eles, não há saúde, nem tratamento, direciono meus respeitos e agradecimento. Tenho pensado muito nos professores, por ter sido professora por mais de dez anos, e por conhecer os desafios e a falta de respeito que enfrentamos durante o exercício da função. Valorizar tal profissional é valorizar a vida, o crescimento, o desenvolvimento.
Todos os profissionais foram afetados pelo momento atual, mas, o professor está reaprendendo a transmitir conhecimento. Eu clamo por respeito, por auxílio e por compreensão. O que mais me espanta e entristece não são os pais, que estão convivendo com os filhos e percebendo o trabalho incompreendido do professor, estou surpresa com as pessoas da área de educação que, por experiência, deveriam dar maior suporte, mais atenção, mais carinho, com menos cobrança e maior empatia. Justamente por conhecerem os desafios impostos na área de educação.
Altruísmo é algo que se pratica. Deixemos a vaidade pessoal de lado, olhemos ao redor, sob pressão, já estamos todos. Que a leveza e o carinho sobreponham-se à “ditadura” profissional, definindo juntos o caminho a ser seguido. Professores, os guerreiros da educação!