Causas Sociais e Causos

Para receber o Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, é necessário estar cadastrado na CAD ÚNICO e cumprir as condicionalidades. As condicionalidades são compromissos que as famílias assumem nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.
O cumprimento das condicionalidades é condição para que as famílias continuem a receber o benefício financeiro. Na área da saúde, mantém as vacinas em dia e o acompanhamento do desenvolvimento da criança; na educação, há a frequência mínima; e na Assistência, o cadastro atualizado.
O benefício é destinado a famílias em situação de extrema pobreza. Famílias em situação de pobreza também podem receber, desde que tenham, entre seus membros, gestantes ou pessoas com menos de 21 anos. As famílias em situação de extrema pobreza são aquelas que possuem renda familiar mensal per capita de até R$ 105.24.
Trabalhei por um período com as famílias que não cumpriram as condiconalidades do programa. Famílias em vulnerabilidade social, que necessitavam do benefício, mas não valorizavam a educação e não conseguiam manter a frequência escolar mínima. Observei que não lhes foi ensinado o valor da educação, que a instrução pode, sim, mudar a vida das pessoas através de melhores oportunidades de emprego.
Triste constatação, porque a pessoa só conhece o que lhe foi oferecido; é necessário um trabalho comunitário para ampliar o pensamento e incutir novos valores.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br