Causas Sociais e Causos

“A consciência social pode ser definida como a capacidade que uma pessoa tem de perceber a sociedade ao seu redor. Nesse sentido, é importante que se compreenda como o reflexo de ações públicas, como a educação e a saúde, afeta a sociedade em todos os níveis”.
Quando jogamos lixo na rua, colocamos fogo na mata ou quintais, atravessamos a vez do outro na fila, fica claro que não há consciência social.Todo direito de cidadão é extensivo ao outro; quando passamos do limite para obter benefícios, alguém será prejudicado.
Penso que a consciência coletiva precisa ser colocada em prática. A educação sempre vem de casa; para viver em comunidade e sociedade, é preciso cumprir regras básicas.
Respeitar o outro, respeitar a si e buscar direitos para o todo, não apenas em benefício próprio. Aparentemente, o isolamento exigido pela pandemia, nos tornou ainda mais egoístas, mais individualistas e não estamos conseguindo retomar a socialização. Questões internas e externas que ainda precisam ser resolvidas.
Seguimos tentando fazer o melhor, ampliar os horizontes e se encaixar nesta fase pós-isolamento.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br