Causas Sociais e Causos

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br

Trazer boas lembranças pode ajudar a enfrentar situações adversas. Aos nascidos em Cosmópolis, como eu, bares, praças, festas, período escolar. Quem não se lembra das disputas entre as escolas Rodrigo e Gepan? Estudei nas duas. A competição era para saber quem eram os melhores alunos, os mais dedicados, onde se aprendia mais. Escolas particulares eram raras nos anos 1980 e 1990, havia a Patotinha, escola de educação infantil, onde tive a honra em ser professora, a escola ainda existe. Para estudar em escola particular de ensino fndamental ou médio, só em outra cidade.
As festinhas aconteciam em casa de amigos ou chácaras, estas, para os mais adultos, porém, cheias de adolescentes. Não havia perigo ou restrições, todos se conheciam. Em 1985, jovens se uniram e montaram ma gincana cultural, com apoio do Grêmio Estudantil, fiz parte da diretoria entre 1992/1994. A gincana envolveu a cidade toda, foi espetacular, provas, desfiles, união, desafetos, apresentações, doação de sangue, arrecadação de alimentos e roupas, enfim, algo jamais visto em Cosmópolis.
Tínhamos o Bar do Tabajara, o Ranchão, a discoteca Albatroz, dentro do Clube, cada um ao seu estilo e com seu devido público. Sem esquecer da Caashbox, e suas três inaugurações.
Cosmópolis já ofereceu diversão de qualidade, e aos que puderam aproveitar, restam as boas lembranças, e os bons amigos.