Causas Sociais e Causos

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br

Somos seres adaptáveis? Charles Darwin (1809-1882), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. A genética e o DNA foram descobertos após tal afirmação, porém, ainda hoje, a sobrevivência é tema de vários estudos.
O que eu pretendo com a referência à Charles Darwin? A reflexão sobre adaptação, o ser humano é muito complexo, seria fácil adequar-se às situações práticas, mas o fator psicológico nem sempre age de maneira prática, questões culturais, experiências, o meio em que se vive, fatores externos influenciam no comportamento. A exemplo, a questão das pessoas que são anti-vacinas, uma situação, inexplicável, ao meu ver, de pessoas que criaram um movimento contra as vacinas, onde se questiona sua eficácia e necessidade. E que, no cenário atual, diante de uma pandemia, a única saída é a criação de uma vacina.
Contraditório, e as pessoas não respeitam nem o isolamento social, situações adversas, comportamento questionável, informações desencontradas, céticos, situação real, questionamentos. E quando a vacina for disponibilizada, aqueles que são contra vacinas vão aderir? Somos seres adaptáveis? Eu espero que sim.