Somos seres adaptáveis? Charles Darwin (1809-1882), naturalista inglês, desenvolveu uma teoria evolutiva que é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes. A genética e o DNA foram descobertos após tal afirmação, porém, ainda hoje, a sobrevivência é tema de vários estudos.
O que eu pretendo com a referência à Charles Darwin? A reflexão sobre adaptação, o ser humano é muito complexo, seria fácil adequar-se às situações práticas, mas o fator psicológico nem sempre age de maneira prática, questões culturais, experiências, o meio em que se vive, fatores externos influenciam no comportamento. A exemplo, a questão das pessoas que são anti-vacinas, uma situação, inexplicável, ao meu ver, de pessoas que criaram um movimento contra as vacinas, onde se questiona sua eficácia e necessidade. E que, no cenário atual, diante de uma pandemia, a única saída é a criação de uma vacina.
Contraditório, e as pessoas não respeitam nem o isolamento social, situações adversas, comportamento questionável, informações desencontradas, céticos, situação real, questionamentos. E quando a vacina for disponibilizada, aqueles que são contra vacinas vão aderir? Somos seres adaptáveis? Eu espero que sim.
Causas Sociais e Causos
29 de julho de 2020 Variedades
Veja Também
21 de novembro de 2024
Espetáculo “Universo em Família” resgata a história de Cosmópolis através das gerações de uma família
31 de outubro de 2024
Roda de Conversa no ‘Outubro Rosa’ reforça prevenção do câncer de mama com agentes femininas da Guarda Municipal de Cosmópolis
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião da Gazeta de Cosmópolis / TV Jaguari.