Causas Sociais e Causos

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br

Temos direitos e deveres, essenciais ao convívio social. Cada pessoa é um ser único, com personalidade e comportamento individuais. Somos o resultado das experiênciais vividas, da criação e orientação que tivemos. Convivemos com pessoas agradáveis e outras, nem tanto. Pessoas boas e pessoas más. Infelizmente, algumas gostam de humilhar aqueles a quem julgam serem inferiores a ela. Quando isso ocorre em locais onde há vínculo empregatício, chama-se assédio moral.
“Assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho. O assédio moral é conceituado por especialistas como toda e qualquer conduta abusiva, manifestando-se por comportamentos, palavras, atos, gestos ou escritos que possam trazer danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física e psíquica de uma pessoa, pondo em perigo o seu emprego ou degradando o ambiente de trabalho”.
Como mencionado, constitui o assédio moral o conjunto de comportamentos que expõem o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho de forma repetitiva, de modo a ofender sua honra, sua imagem, sua vida privada ou sua imagem, a teor do artigo 5º, X, da Constituição Federal, como acima referido. Fiquemos atentos a este tipo de situação.