Causas Sociais e Causos

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br

Falar sobre a diferença entre igualdade e equidade social, esclarecer sobre a questão de oportunidades. Enquanto a igualdade preza pela equivalência, ou seja, o estabelecimento de situações iguais para todas as pessoas e situações, a equidade prima pela análise individual dos casos, o que evita a desigualdade e promove a justiça social. A igualdade oferece os mesmos recursos a todos, a equidade oferece recursos de acordo com a necessidade de cada um, respeitando a individualidade.
A igualdade e a equidade são substantivas, com suas sutis diferenças de entendimento, são princípios fundamentais para a formulação de políticas públicas voltadas para a promoção da justiça social e da solidariedade. Justiça social é uma construção moral e política baseada na igualdade de direitos e na solidariedade coletiva.
Em termos de desenvolvimento, a justiça social é vista como o cruzamento entre o pilar econômico e o pilar social. Como exemplo prático, podemos analisar as provas do ENEM, aberto aos candidatos igualmente, porém, os estudantes do ensino privado têm mais chances, devido à base educacional de maior qualidade. Há igualdade de oportunidades, não há equidade. Para haver justiça social é necessário que a equidade seja aplicada em todos os setores públicos e privados. Não medimos a capacidade das pessoas apenas por sua facilidade em falar mandarim. Respeitar a individualidade é o primeiro passo para a equidade.