Causas Sociais e Causos

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br

Sobre a intolerância que temos presenciado ultimamente, intolerância racial, religiosa, de gênero e várias outras. Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões. Todavia, não se limita a estas formas: alguém pode ser intolerante a quaisquer ideias de qualquer pessoa. Vejamos a questão de respeitar a opinião alheia, assim como queremos ter nossas opiniões respeitadas.
Embora tenhamos o livre arbítrio e a liberdade de expressão, a falta de respeito e a intolerência têm gerado situações absurdas que chegam à agressão física, inaceitável para os dias de hoje, onde somos esclarecidos e temos acesso a todo tipo de informação. Embora todos nós tenhamos algum tema que gera conflito interno, devemos combater todo tipo de intolerância, evitar agressões verbais e físicas.
Vivenciamos um período crítico na história da humanidade, onde nada é certo, esclarecido ou solucionado.
A incerteza e a insegurança se haverá solução para a atual situação levam à ansiedade, e com ela, a falta de clareza para atitudes e relacionamentos, a convivência está seriamente afetada. Buscar alento e esperança, crer que dias melhores virão, aceitar aquilo que não podemos mudar e, acima de tudo, tentar ser mais altruísta e empático. Sei que não é fácil, porém, tentar não custa nada.