Causas Sociais e Causos

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br

Julgar, fazer julgamento de comportamento ou atitude de outros. Não cabe a ninguém o julgamento, não sabemos os motivos que levam alguém a tomar decisões. Há fatos desconhecidos e o julgamento por si é descabido. Diante do momento atual, onde todos podem ser prejudicados pela atitude do outro, é contraditório agir de maneira individual, perante restrições, isolamento e o abuso coletivo.
Vivemos em sociedade, e quando o meu comportamento atinge alguém, eu devo tomar certos cuidados. Na semana de um feriado prolongado, a quantidade de pessoas que viajaram chega a ser absurda em tempos de pandemia. Como será daqui a duas semanas? O nível de contaminação terá aumentado? Os hospitais estão preparados para receber um grande número de pacientes?
Óbvio que eu adoraria ter viajado, conhecer novos lugares, amigos, diversão, espairecer. Certeza que faria muito bem a todos, cuidar do psicológico, amenizar as dores. E a pergunta é: já existe vacina?
Deixemos de ser tolos, não sabemos nada sobre o vírus, ainda há muito a ser descoberto, nem os cientistas e pesquisadores têm a resposta. Não estou julgando aqueles que optaram por viajar, cada um é responsável por suas atitudes. Fica apenas a insegurança do que está por vir. Responsabilidade social e coletiva estão acima de direitos individuais. Reflita.