Causas Sociais e Causos

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br

Esclarecer sobre direitos é uma maneira de incluir. A inclusão acontece quando o beneficiário se utiliza dos direitos adquiridos. Sobre a carteira de autista, que oferece alguns benefícios, é possível sua emissão, dirigindo-se ao CRAS mais próximo de sua residência. É necessário apresentar documentos e laudos médicos, e resultará em algumas isenções e prioridade em atendimentos.
Existe também a carteira de identidade diferenciada. A carteira de identidade diferenciada é uma modalidade gratuita de carteira de identidade civil, destinada a pessoas com deficiência. Essa carteira contém impressa, no campo de observação, a indicação “Pessoa com Deficiência”, e acompanha a emissão de um crachá que descreve informações sobre a saúde do identificado: Código Internacional de Doença – CID (obrigatório), indicação de alergias (opcional), utilização de remédios de uso contínuo (opcional) e contato (opcional), para casos de emergência.
A Carteira de Identidade Diferenciada e o Crachá Descritivo serão destinados, exclusivamente, aos cidadãos com deficiência física, mental, visual, auditiva e/ou intelectual. Buscar direitos pode facilitar a vida da pessoa com deficiência e seus familiares.
Orientar, esclarecer e encaminhar àqueles que têm direito é dever de todos. Os profissionais da assistência social estão aptos a atender e preencher os formulários necessários para requerer tais benefícios. Se você conhece alguém que tem direito aos benefícios, encaminhe-o aos equipamentos públicos que realizam este trabalho. A inclusão minimiza as dificuldades impostas aos que apresentam algum tipo de deficiência.