Causas Sociais e Causos

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br

Vulnerabilidade social, vulnerável significa ferido, sujeito a ser atacado, derrotado: frágil, prejudicado ou ofendido. Nestes termos, vulnerabilidade social refere-se à situação socioeconômica de grupos de pessoas com poucos recursos financeiros, de moradia, educação e acesso a oportunidades para seu desenvolvimento enquanto cidadão. Situação de vulnerabilidade social está relacionada com a exclusão de cidadãos e falta de representatividade e oportunidades. Além disso, é um conceito multifatorial, ou seja, pode ocorrer por questões de moradia, renda, escolaridade, entre outros.
Uma situação que pode causar vulnerabilidade social em um grupo ou família pode ser o desemprego, pessoas que vivem de seu trabalho, e conseguem manter um mínimo necessário, quando ocorre o desemprego, podem ficar vulneráveis temporariamente. Pessoas que não precisavam do auxílio de recursos do governo e passam a usá-lo. Estamos vivendo uma fase, onde o número de pessoas que necessitam auxílio do governo aumentou em mais de cem porcento – pesquisas recentes mostram esta triste realidade.
Muitas vezes, os equipamentos públicos não estão preparados para tal demanda. O problema só cresce na área social; é urgente ter políticas públicas para geração de emprego e renda. O acesso à educação e o preparo para o mercado de trabalho são fatores preponderantes para que a inclusão ocorra. Sociedade civil e órgãos públicos precisam trabalhar em conjunto para haver uma maior inserção deste ser vulnerável na sociedade como um todo, com direitos e deveres cumpridos.