Causas Sociais e Causos

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br

Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da Sociologia e Psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade. Há importância nas relações interpessoais no trabalho, pois, a falta de comunicação e os problemas entre indivíduos se sobrepõem a um objetivo comum e a empresa perde em resultados.
Portanto, ao investir no relacionamento interpessoal na empresa, você ajudará o seu time a ter o ambiente mais propício para atingir o melhor resultado. O relacionamento interpessoal nada mais é do que a conexão feita por duas ou mais pessoas em um mesmo círculo. Esse círculo pode ser o familiar, profissional, de amizade, entre vizinhos, e muito mais. Ele reflete a forma que os indivíduos se tratam e relacionam, bem como a qualidade dessas relações.
Respeitar, acolher, incluir, motivar, reconhecer, valorizar, caminhar na mesma direção, com os mesmos objetivos, reconhecendo a individualização.
Outro ponto importante é a flexibilização, todos os pontos de vista devem ser considerados. As propostas devem ser discutidas entre os envolvidos, o que vem pronto, sem participação da equipe, nunca será bem aceito, o trabalho em equipe deve ser discutido por ela.
Reconhecer e aceitar as diferenças, o perfil de cada um e orientar para um melhor relacionamento e execução das propostas. Quando existe o respeito, as relações fluem e se concretizam.