Causas Sociais e Causos

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br

O pensamento coletivo é um fenômeno que ocorre quando o desejo de consenso substitui o desejo comum das pessoas de apresentar alternativas, criticar uma posição ou expressar uma opinião impopular. Aqui, o desejo de coesão do grupo efetivamente desencadeia boa tomada de decisão e resolução de problemas. O conceito de consciência coletiva foi criado pelo sociólogo francês Émile Durkheim e é definido como o conjunto de características e conhecimentos comuns de uma sociedade, que faz com que os indivíduos pensem e ajam de forma minimamente semelhante. Por este princípio, percebemos que o pensamento coletivo gera ações para solução de problemas de um grupo.
Vivemos em sociedade e tudo que acontece ao nosso redor, afeta a coletividade. Com o período de estiagem que estamos vivendo, a necessidade de economizar água e conscientizar o seu uso, deveria ser um pensamento coletivo. Todos unidos em prol de um bem comum, que afeta a sociedade e a comunidade em que vivemos. Enquanto uns fazem o uso consciente, outros desperdiçam.
Tal situação, gera revolta, pois, somos todos moradores da mesma cidade. Que tenhamos consciência e pensemos no coletivo. O que é de uso comum para todos, deve ser usado com responsabilidade.