Causas Sociais e Causos

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br

Respeitar o espaço do outro, ter respeito às escolhas e atitudes das pessoas. Respeitar algo ou alguém. A sociedade vive um momento crítico, onde o respeito se faz ausente. Não estávamos preparados para uma pandemia.
O senso crítico é constante, o individualismo impera, as incertezas geram dificuldades no relacionamento. É muito fácil criticar, difícil é ter empatia. Devemos respeitar para sermos respeitados, onde foi que isso se perdeu? Talvez uma reflexão interna possa nos mostrar um caminho melhor.
Somos geradores de opinião, não somos geradores de solução. Reconhecer os próprios erros e limites poderá trazer luz à necessidade do outro. Não temos resposta para as situações adversas, a vida não é uma receita de bolo. Nós buscamos os ingredientes, nós fazemos a massa.
Tentativa e erro constroem a nossa história. Tomar decisões inclui o outro, que o egoísmo não seja tão recorrente e que a capacidade de aceitar qualidades e defeitos no outro nos tornem mais sensíveis em relação ao respeito.
Sem respeito, não construímos nada, a sobrevivência depende disso.