Causas Sociais e Causos

Dia quinze de maio comemora-se o dia do Assistente Social. O dia 15 de maio é o Dia do Assistente Social porque foi nessa data que foi regulamentado o Serviço Social, uma profissão inscrita na história do Brasil há 80 anos. A área foi capaz de se reinventar e se reconceituar, buscando romper com o conservadorismo do seu surgimento e com o tecnicismo do seu desenvolvimento. Houve a reconstrução dos seus referenciais teóricos e metodológicos, analisando a sociedade capitalista, a desigualdade e a violação de direitos dela decorrentes.
Sou formada desde 1992 e atuo na área desde 1988. Aproveito este espaço para descrever o quão árduo e gratificante é atuar nesta área. Árduo porque nossa área de atuação, geralmente, se dá em meio às constantes violações de direitos e necessidade de inserção da população no meio em que vive e no acesso aos bens, serviços e benefícios a que tem direitos. Incluam-se educação, saúde, benefícios sociais.
Gratificante quando atingimos o objetivo de inclusão, igualdade e equidade. Transformar e inserir, ampliar horizontes no sentido de que é possível mudar o meio em que se vive, que não é necessário reproduzir o ciclo de pobreza e abandono, valorizar o crescimento pessoal através de educação, emprego, moradia digna, que os benefícios sociais não servem apenas para suprir necessidades básicas urgentes, mas podem gerar crescimento pessoal e inclusão social.
Transformador no sentido de tornar-se sujeito de suas ações, proporcionando rompimento com o ciclo da miséria, através da capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho. Moradia digna, através de programas habitacionais, valorizar a educação dos filhos, distanciar-se da violência. A valorização do profissional de assistência social pode gerar ações cada vez mais transformadoras. Ética, profissionalismo e dedicação são os diferenciais. Sigamos com nossa luta por inclusão e reconhecimento.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br