Causas Sociais e Causos

Respeito significa ter consideração, obediência, cumprir, respeitar alguém ou alguma coisa ou situação, deferência, reverência. O ato de respeitar vai além disso, é um caminho trilhado pela empatia, colocar-se no lugar do outro para entender seu comportamento. Cada um vive, se expressa, se comunica através de suas experiências, do meio em que vive, fatores sociais e culturais.
O limite entre o respeito e a falta dele é um linha tênue. Discussões desnecessárias, embates e debates, em defesa das ideias individuais. Respeitar escolhas e opiniões, cada um defende as suas; importante ter claro que o diálogo sempre acrescenta, porém, não podemos mudar a essência de ninguém. Evitar o desgaste nas relações tentando impor sua opinião. Aceitar as pessoas como elas são, tudo é fruto do meio em que se vive, e o que eu vivi, ninguém viverá.
O mesmo ocorre com o outro, deixar de questionar as escolhas e os pontos de vista. Tentar entender os motivos que nos levam a fazer nossas escolhas. Divergir ideias não significa que somos inimigos, apenas vemos o mundo de maneira diferente. Sejamos mais empáticos e menos questionadores. Para uma boa convivência são necessários respeito e paciência.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br