Causas Sociais e Causos

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br

Os diversos tipos de violência diferem a partir da forma como se manifestam. Ocorrem a partir da utilização de força física ou poder sobre si mesmo, pessoa ou grupo, causando algum tipo de dano.
Os tipos de violência podem ser classificados como violência física, psicológica, moral, sexual, econômica e social. Os atos de violência podem utilizar um ou mais tipos de violência. Como nos casos de violência doméstica em que, geralmente, os atos de violência física podem vir acompanhados de violência psicológica, moral, sexual ou econômica.
A violência está presente em todos os lugares, em escolas, locais de trabalho, nas ruas, atinge vários grupos, em todas as camadas sociais. Não precisa ser física, ela pode ser moral ou psicológica, tão grave quanto. Pode atingir crianças, adultos, idosos e até animais.
Precisamos ter um olhar crítico e atento para identificar os níveis de violência e aqueles que são atingidos. Denunciar não basta, é necessário ficar atento e acompanhar o desenrolar dos fatos. Pessoas de má índole são encontradas onde menos se espera.
Fiquemos atentos aos atos violentos, eles podem vir implícitos. Não nos calemos diante de tais atos, a omissão também é uma forma de violência.