Causas Sociais e Causos

Os profissionais de Serviço Social estão comprometidos com o bem-estar coletivo, com a garantia da igualdade de direitos humanos, liberdade de expressão, acesso a serviços essenciais, como saúde, educação e lazer. O trabalho desses profissionais começa com a compreensão da realidade social.
Entre as atividades que um assistente social faz, podemos citar: planejamento, execução e coordenação de programas e projetos sociais. Análise, diagnóstico e proposição de políticas sociais. Assessoria e consultoria de instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e movimentos sociais.
O serviço social tem um código de ética que deve ser seguido, sujeito à sanções e punições quando não for cumprido. A formação é igual para todos os profissionais, os temas, as premissas, porém, devemos considerar as experiências anteriores e a bagagem que cada um traz para o exercício da profissão.
É certo que a luta pela igualdade e equidade deve ser preservada por todos os profissionais. A luta de classes está inserida na própria profissão, muitas vezes desvalorizada e confrontada por outros profissionais.
Não sejamos coniventes com “favores”, apropriações indébitas ou pressão política. Sejamos profissionais, defensores das causas que assolam a sociedade.