Causas Sociais e Causos

A esperança é um sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa. Na religião, é a segunda das três virtudes teologais, ao lado da fé e da caridade [representada por uma âncora]. Sem esperança, a vida fica muito dura, difícil para superar obstáculos, enfrentar desafios. Acreditar que os sonhos possam se tornar reais, que os objetivos serão alcançados, que a batalha diária será recompensada.
Confiar em nossas intuições, lutar por alguma causa, buscar sempre o melhor para si e para a coletividade. A esperança é o que nos impulsiona para várias realizações, o trabalho como forma de sustentar-se, a educação para obtenção de oportunidades. É uma construção que gera expectativas para o futuro, ter uma moradia confortável, estabilidade financeira, proporcionar segurança aos familiares.
Somos seres em constante mudança e amadurecimento, os valores vão mudando, satisfazer as necessidades e pertencer a um mundo melhor. Que a esperança não seja tirada de nós, que os acontecimentos não nos atinjam ao ponto de perdê-la. Buscar motivação nas pequenas coisas, acreditar num amanhã melhor. Que a fé, a caridade e a esperança sejam companheiras diárias.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br