Causas Sociais e Causos

Respeito ao próximo é compaixão, empatia, é respeitar a si mesmo, entender o lado do outro, não julgar uma pessoas porque ela pensa diferente de você, tem uma cor de pele diferente, um cabelo que não é igual ao seu ou ao padrão que o mundo colocou como “certo” na sociedade.
Cultivar o respeito por si e pelos outros permite que haja reconhecimento, aceitação, apreciação e valorização das qualidades ao próximo e de seus direitos… A palavra respeito provém do latim respectus e significa “atenção” ou “consideração”; respeito inclui cuidado, acolhimento e deferência.
Quando não concordamos com o outro, não significa que somos inimigos, cada ser é único e apresenta comportamentos de acordo com sua formação. A questão de valores está embutida na realidade de cada um, não podemos questionar as atitudes porque não vivemos a vida do outro, não percorremos o seu caminho e nem os enfrentamos que o trouxeram até aqui.
Não é necessário concordar com ninguém; são necessários respeito, ter empatia, colocar-se no lugar do outro. Conviver não é tarefa fácil, viver não é fácil, tudo depende da boa vontade e de onde queremos chegar. Para os momentos difíceis, busquemos coerência. Aprender a pronunciar a paz, acreditar que tudo vai melhorar e que isto depende de cada um.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br