Causas Sociais e Causos

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br

A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais econômicas que visem à redução do risco de doença e outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Constituição da República Federativa do Brasil – Art. 196, de 05 de outubro de 1988.
A crise na saúde sempre existiu, a falta de investimentos, a não atualização da tabela de valores de serviços prestados pelo SUS. A falta de investimentos e a incapacidade de atender aos que necessitam, ficam evidentes quando há uma necessidade maior de atendimento. A população que vive com renda menor, ou nenhuma, é mais afetada, porém, o colapso atinge a todos.
Parece contraditório, mas quem vive em cidades menores, tem acesso mais rápido aos serviços, até pela questão do número de habitantes ser menor. No dia que uma amiga foi internada na UTI, os hospitais da região estavam com pacientes aguardando em corredores. Sugiro uma maior valorização aos profissionais de saúde e ao hospital que atende a todos nós, acredite que lá fora é uma saga conseguir vaga.
Antes de criticar, conheça a realidade. Eu conheço e sei que os esforços são sempre para um bom atendimento. Tenha claro quem é o responsável pelos investimentos que devem ser feitos na área da saúde.