Causas Sociais e Causos

A solidariedade está presente neste momento difícil, mas, ela não supre a necessidade de todos. Reconhecer a necessidade dos que estão à nossa volta já é uma grande ajuda. Se cada um olhar com carinho o seu vizinho, ou um conhecido, o auxílio chegará aos mais necessitados. Não precisa ser muita coisa, um leite, um pacote de bolacha/biscoito, alguns pães. A fome não espera, a fome não escolhe.
Sugiro um olhar carinhoso, humilde e que veja além do que se vê. Na rotina diária, não paramos para olhar o próximo, não percebemos suas necessidades e preocupações. Tentar perceber e sentir a carência do outro é uma dica importante para poder ajudar naquilo que o outro precisa.
Doe roupas, calçados, cobertores, doe tempo, empatia, sinceridade. Como seres sociáveis, cabe a nós participar ativamente das questões que afligem o local onde vivemos, estamos inseridos na comunidade. Abrir os olhos para a realidade e ajudar na sua transformação é um ato de cidadania. Cidadãos conscientes atuam em prol de todos, isso faz toda diferença. Avante, sem perder a esperança!

Por Roberta Bussamara