Causas Sociais e Causos

Na semana em que se comemora o Dia do Assistente Social, quero homenagear as colegas de profissão, trazendo um pouco da legislação que pauta a profissão. O Código de Ética Profissional do Assistente Social, em vigor desde 1993, pauta o exercício profissional pelo compromisso com princípios fundamentais. Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes como autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
Como direitos, a manutenção do sigilo profissional para a proteção do usuário em tudo aquilo que o Assistente Social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional. São competências do Assistente Social, que a Lei de Regulamentação reconhece: implementar, planejar e avaliar políticas sociais. Mais uma vez, se coloca a mediação da política, donde a importância de se problematizar o modelo de política social que se configura como espaço sócio-profissional dos assistentes sociais.
O profissional de serviço social tem resguardado o sigilo profissional que deve ser respeitado pelo empregador. As decisões tomadas pelo profissional, durante o atendimento, pautada na legislação, não pode ser questionada por profissionais de outras áreas de atuação. Respeito e consideração cabem em toda relação profissional. Desejo sucesso e força aos Assistentes Sociais que se dedicam a essa missão.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br