Causas Sociais e Causos

Falemos sobre honestidade, pelo dicionário, substantivo feminino,qualidade ou caráter de honesto, atributo do que apresenta probidade, honradez, segundo certos preceitos morais socialmente válidos.
Característica do que é decente, do que tem pureza e é moralmente irrepreensível; Do ponto de sua aplicabilidade, atitudes diárias, comportamento, coletivo ou individual.
Algumas pessoas têm o discurso de honestidade, mas não a prática, como exemplo, pessoas que levam crianças ao banco para usufruir de fila preferencial; fazem uso de carteira de estudante, sem o ser, para pagar meio ingresso em eventos; inscrevem-se para o auxílio emergencial do governo, sem terem direito realmente; utilizam-se de meios escusos para obter vantagens; aproveitam-se da boa vontade alheia em benefício próprio.
Têm um discurso ilibado e praticam o abuso; utilizam-se de cargo ou função para receber benefícios para si ou pessoas próximas. Quando exercem algum cargo que lhes dê poder, o fazem para satisfazer suas necessidades.
Sinto muito, mas atitudes como essas são mais comuns do que imaginamos. As atitudes nos mostram quem realmente pratica a honestidade. Não cobre do outro aquilo que você não exerce. Deixo como reflexão a observação sobre atitudes e discursos praticados, estão eles em consonância? Sejamos honestos conosco, é o mínimo.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br