Causas sociais e causos

A valorização do serviço público de saúde deve estar presente sempre, não só quando precisamos. Agradecer ao SUS pela oportunidade da vacina, nossa cidade está adiantada em relação à idade, e penso que devemos ser gratos.
Eu precisei fazer alguns exames, estes eu realizei particular porque tinha uma certa urgência. Tive um excelente atendimento e não precisei esperar para realizá-los. Como precisei de atendimento hospitalar para realizar o procedimento que não era possível em clínica, fui encaminhada ao serviço público. Tudo muito bom e rápido, não posso reclamar do atendimento, ao contrário, devo elogiar. Apenas um detalhe me chamou a atenção: no preparo para o exame, os remédios são entregues no agendamento, não precisa comprar na farmácia.
No exame particular, os remédios são comprados na farmácia e, infelizmente, a medicação doada não tem a mesma eficácia que os comprados. No meu caso, tive como comparar e fiquei pensativa, quando realizamos o exame gratuitamente, o sofrimento é maior.
Lamentável, porque a equipe de saúde, os médicos e todos os outros são tão atenciosos quanto no particular.
Reflexão: medicação comprada em pregão deveria ser eficaz.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br