Causas Sociais e Causos

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 a 28 de agosto de 2021. Comemorada desde 1964, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de práticas inclusivas e de respeito às diferenças, os direitos de cidadania e inclusão social de todos. O tema norteador da campanha é: ‘É tempo de transformar conhecimento em ação’. Esse tema aponta para o fato de que, hoje, o Brasil tem uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência, no entanto, na prática, a maior parte do que se assegura na lei não é acessível a todos.
A inclusão da pessoa com Deficiência não se restringe apenas ao acesso físico com rampas e outros, a inclusão só existe se houver respeito, amor, aceitação, empatia. Tratar como diferente não é inclusão, as pessoas com deficiência demandam necessidades especiais, são capazes, podem aprender, trabalhar e fazer coisas incríveis.
Não permita que o preconceito julgue a capacidade de alguém; cada um de nós possui habilidades específicas e o mesmo acontece com as pessoas com deficiência. Conhecer a realidade e o trabalho realizado por instituições que atendam a este público, certamente, trará um olhar diferenciado sobre o tema. Busque conhecer antes de criticar ou julgar.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br