Causas sociais e causos

Relações interpessoais, relações de trabalho, dicas de especialistas para a boa convivência: Respeite seu chefe imediato, colegas, subordinados e clientes. Não interrompa quem está falando, saiba ouvir. Seja claro na comunicação. Tenha cuidado com reações agressivas. Conheça-se! Saiba argumentar. Mantenha a mente aberta. Elogie em público e critique em particular.
A importância da boa convivência no ambiente de trabalho favorece a convivência no sentido do trabalho em equipe. Pessoas que se dão bem tendem a trabalhar com tranquilidade e, juntas, encontram uma sinergia interessante que vai favorecer bastante a organização. Respeitar a individualidade, o perfil profissional de cada um; onde há respeito, a convivência flui naturalmente, não é necessário se impor, apenas respeitar de volta.
Um ambiente de trabalho emocionalmente instável desestabiliza toda a equipe, gerando absenteísmo e falta de motivação, tornando o ambiente doente, consequentemente, diminuindo a produtividade. Um ambiente alegre e acolhedor proporciona uma equipe motivada e produtiva. Sejamos motivadores para com nossos colegas de trabalho.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br