Causas Sociais e Causos

Celebrar a amizade em tempos de puro individualismo, amigo é aquele que está ao nosso lado independente da situação. Amizade verdadeira não é escolha, é empatia, carinho, apoio, dedicação. Tenho amigos do tempo da pré-escola, o tempo passa e o carinho permanece, não é necessário encontrar sempre, o respeito vai além do tempo.
Pessoas queridas, independente de escolhas ou opiniões, claro que sempre há algo em comum, mas somos todos diferentes. Conhecemos os amigos na adversidade; em dias sol, a praia sempre está cheia, mas os verdadeiros comparecem em dias nublados. Não é pelo dinheiro ou por benefícios, é pelo companheirismo, pela doação do tempo em ouvir as nossas mazelas.
Reconhecer no outro a parte que nos completa, ouvir opiniões, mesmo sem concordar, divergências existem, mas o respeito une. Aproveitar para dar mais atenção aos que nos cuidam e protegem com sua amizade. Não permitir que sutis diferenças nos afastem daqueles que realmente torcem por nós. ‘Dos amores humanos, o menos egoísta, o mais puro e desinteressado é o amor da amizade’ – Marcos Túlio Cícero, filósofo, Roma antiga.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br