Causas Sociais e Causos

Na data de 11 de março de 2021, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) fez 30 anos de sua entrada em vigor (o que se deu em 11/3/1991). No dia 15 de março, é comemorado o Dia Mundial do Consumidor.
O consumidor tem o direito de exigir que tudo o que for anunciado seja cumprido. Se o que foi prometido no anúncio não for cumprido, o consumidor tem o direito de cancelar o contrato e receber a devolução da quantia que havia pago. A publicidade enganosa e a abusiva são proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor.
A função do Código de Defesa do Consumidor é conscientizar consumidores e fornecedores quanto aos seus direitos e deveres nas relações de consumo. Dar celeridade à solução dos conflitos decorrentes das relações de consumo. O código veio para defender os consumidores e também fornecedores de produtos.
Exija seus direitos e cumpra seus deveres, faça valer a lei. Consumidores conscientes garantem seus direitos, pesquisar e avaliar antes de comprar, adquirir o que realmente é necessário. Façamos valer as leis que nos protegem.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br