Causas Sociais e Causos

“Não somos aquilo que fizeram de nós, mas o que fazemos com o que fizeram de nós”, JEAN PAUL SARTRE (1905-1980), filósofo, escritor e dramartugo.
O que fizemos de nós e o que fazemos é o que realmente importa. O crescimento pessoal é resultado das experiências, aprendizados e como ser individual, cada um reage de maneira diferente.
Num mundo globalizado pautado por relações virtuais, o contato humano tornou-se algo raro e de difícil compreensão. O individualismo permeia o egoísmo e a necessidade de poder, criando conflitos e uma disputa inútil.
Abalado emocionalmente por conta da insegurança e instabilidade em tempos de crise e epidemia, o fator humano fica em segundo plano. A necessidade de reflexão interna e a busca da própria existência, para que o ser seja maior que o ter, encontrar no outro uma extensão e não uma competição. Observar pequenos detalhes, ter olhos para a natureza, os animais, as pequenas alegrias, que a ambição deixe de ser o objetivo principal.
Humanizar-se para o bem-viver, para crescer emocionalmente e criar laços afetivos. Não somos concorrentes, somos humanos, e como tal, sejamos sociáveis uns com os outros.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br