Causas Sociais e Causos

Respeitar o coletivo e fazer parte dele, movimento social é uma forma de comportamento coletivo. Comportamento coletivo significa comportamentos relativamente espontâneos e não estruturados, realizados por um grande número de indivíduos, que reagem a um determinado evento, problema ou situação.
Em períodos de estiagem, a falta de água é comum, e suas consequências afetam a todos. A água é essencial para manutenção da vida; o comprometimento em preservar e economizar para que esteja disponível para o coletivo é obrigação de todos. Infelizmente, vemos o desperdício acontecer diariamente, o pensamento individual supera o coletivo, a falta de respeito existe.
Campanhas de conscientização e multas aos que não cumprem as regras deveriam ser mais pontuais. É necessário combater a ignorância, viver em sociedade é respeitar o direito de todos, aprender a viver em comunidade. Ser multiplicador de informações, orientar e esclarecer sobre a necessidade do uso adequado de bens e serviços disponíveis.
Quando utilizamos os bens públicos de modo consciente e participativo, eles chegarão a todos. Colaborar como cidadão e perceber a importância de cada um no uso dos recursos.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br