Causas Sociais e Causos

Aprender, ensinar, multiplicar. O aprendizado acontece diariamente, natural para um mundo globalizado e conectado. Várias fontes de informação e transmissão de conhecimento. Multiplicadores são colaboradores da empresa/entidades que têm a missão de transmitir aos demais colegas algum aprendizado, estimulando um ambiente de contínuo aprendizado. O papel do multiplicador é absorver a informação e propagá-la por toda a empresa, ensinando o conteúdo aprendido. Será que todos somos multiplicadores?
É preciso ter um perfil colaborativo, de maneira que o profissional não seja um concentrador de conhecimentos, em vez de um multiplicador. Além disso, é necessário ter boas habilidades de comunicação, para ser capaz de explicar diferentes tópicos de uma maneira simples, objetiva, que seus colegas possam entender. O multiplicador é aquele que leva o seu aprendizado ao maior número de pessoas possível, dentro da instância que pretende alcançar, grupos, comunidades, colegas de trabalho.
Cada multiplicador pode gerar outro multiplicador, uma maneira eficiente de propagar certos temas. Para que isso ocorra, são necessários humildade, conhecimento do tema e empatia. Dominar o assunto é imprescindível. A personalidade do multiplicador deve transmitir segurança, ter didática, criar vínculo como os ouvintes, liderança, influência e habilidade na transmissão de ideias.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br