Causas Sociais e Causos

A violência psicológica contra a mulher pode se caracterizar por atos de humilhação, desvalorização moral ou deboche público, assim como atitudes que abalam a autoestima. A violência psicológica é entendida como qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento.
Ela pode estar presente no meio familiar, no trabalho, nas relações de modo geral. É possível identificar a violência psicológica, o bem-estar deve ser uma prioridade e é um direito de todos.
A autoestima deve ser resgatada; muitas vezes, a violência psicológica abala a autoestima de maneira que a pessoa não consegue ver uma saída para tal situação. Autoestima é uma avaliação positiva ou negativa que uma pessoa faz de si mesma em algum grau a partir de emoções, ações, crenças, comportamentos ou qualquer situação que a faça sentir-se diminuída.
Não se permita viver situações abusivas, procure ajuda de um profissional, converse com amigos, acredite em você.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br