Causas Sociais e Causos

Doar sangue é um ato de amor ao próximo. Fui doadora de sangue por vinte e um anos. Após o tratamento de câncer, não posso mais doar. Segundo a OMS, é necessário cumprir alguns requisitos para você poder doar sangue. Algumas das principais dúvidas na hora de doar sangue: estar bem de saúde e ter entre 18 e 69 anos. Jovens a partir dos 16 anos já podem doar caso tenham autorização do responsável. Não estar em jejum, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas, pesar mais de 50 kg, não ter feito cirurgia de grande porte há menos de seis meses e de pequeno porte há menos de três meses, não ter feito tratamento dentário há menos de 7 dias, não estar grávida ou amamentando (mães que amamentam devem aguardar a criança completar 12 meses de vida).
Em caso de parto normal, aguardar 3 meses; se cesariana, aguardar 6 meses, não estar gripado ou ter tido febre nos últimos 7 dias, não ter diabetes, cardiopatia e nem ter contraído hepatite após os 11 anos de idade. Caso tenha tomado vacina contra gripe, deve-se aguardar 48h; as demais vacinas com bactérias/vírus vivos, por exemplo sarampo e febre amarela, deve-se aguardar 4 semanas.
O candidato à doação passa por uma entrevista e, se for liberado, pode doar. No município, a coleta é uma vez por mês, mas você pode procurar um Hemocentro para tal.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br