Causas Sociais e Causos

A violência contra a mulher aumenta a cada ano; uso de álcool e drogas, ciúmes, sentimento de posse e vários outros fatores culminam na morte de jovens, mães, seres humanos. A banalidade da vida através da agressão sem sentido.
A palavra feminicídio ganhou destaque no Brasil a partir de 2015, quando foi aprovada a Lei Federal 13.104/15, popularmente conhecida como a Lei do Feminicídio. Isso porque ela criminaliza o feminicídio, que é o assassinato de mulheres cometido em razão do gênero, ou seja, a vítima é morta por ser mulher.
A vítima não deve ser responsabilizada pela atitude do seu algoz, a cultura machista da nossa sociedade e os reforços em relação ao poder e superioridade masculina, inacreditável viver isso no século XXI. A mulher que vive um relacionamento abusivo precisa de apoio, fortalecimento e meios financeiros para prover seu sustento. Denunciar ao primeiro sinal de abuso, físico ou psicológico, buscar atendimento especializado, sair do meio em que a violência acontece.
Não é fácil, é primordial uma rede de apoio que funcione, orientação para perceber o que é abuso. Estar atenta aos sinais de agressão que tendem a ficar mais severos com o passar do tempo. Que as mulheres sejam mais unidas para o fortalecimento contra tais abusos.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br