Causas Sociais e Causos

A violência infantil está presente na sociedade de maneira cruel e velada. Embora aconteçam denúncias, a proteção não é suficiente. Questões sociais, culturais e até o próprio descaso com a defesa da integridade física da criança ou adolescente. Violação de direitos de crianças com deficiência é uma realidade que não queremos enxergar.
Um estudo divulgado pelo Unicef, em 2013, revelou que crianças com deficiência têm probabilidade três ou quatro vezes mais alta de serem vítimas de violência – seja negligência, violência física, psicológica ou sexual.
A sociedade, em geral, não quer perceber que os abusos existem, é mais fácil fingir que está tudo bem. E não está tudo bem, crianças indefesas sofrem agressões físicas e psicológicas todos os dias. São abusadas sexualmente, privadas de um ambiente saudável para crescer e se desenvolver.
Seres em desenvolvimento carecem de amor, cuidados, alimentação, ambiente saudável, apoio emocional, suporte para aprendizagem. Pouco se faz no sentido de prevenção e intervenção em casos de vulnerabilidade.
Que tenhamos um olhar mais atento aos que sofrem e não conseguem se expressar ou se defender.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br