Causas Sociais e Causos

Respeitar colaboradores e funcionários, assim como, funcionários cumprem suas obrigações laborais. Para a CLT, os colaboradores que possuem jornada de trabalho controlada por meio de registro de ponto e que têm a comprovação que recebem mensagens de WhatsApp, e-mails ou ligações fora do horário de trabalho, têm direito ao recebimento de horas extras.
Com o avanço da tecnologia, é quase inevitável o uso de aplicativos para comunicação rápida, mas, o excesso deve ser evitado, a menos que haja um acordo entre as partes. O horário de descanso é um direito trabalhista, cumprir as obrigações também; que seja feita esta troca, cada um cumprindo seu papel.
O desemprego está presente e a oferta de vagas não supre a demanda, talvez isso gere a falta de respeito do empregador em relação ao empregado. Eu mesma já ouvi que a fila para entrar é grande e quem não está satisfeito, procure seu caminho.
A base da relação de trabalho necessita confiança e respeito mútuos, motivação é essencial para manter o ambiente saudável. Profissionais motivados conseguem motivar outros colegas; o contrário também existe, sejamos incentivadores.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br