Causas Sociais e Causos

Manter o equilíbrio emocional em tempos de crise é um desafio diário. Levando em consideração que, em tempos difíceis, a maioria das pessoas sofre da mesma necessidade e ansiedade, penso que fica mais complicado ainda. Como controlar o emocional diante de tanta insegurança e instabilidade? As questões de saúde, emprego, convivência, distanciamento social, relações interpessoais, todas as dúvidas que permeiam a nossa vida, sem a possibilidade da discussão e descontração, tão necessárias para conseguir digerir tais conflitos.
O que virá, o que mudará, o que permanecerá, nada sabemos. O que eu realmente espero é que consigamos tornar tudo isso em algo mais leve e suportável, e que o psicológico, visivelmente abalado, mantenha-se com o mínimo de condições para ser tratado futuramente. Que os profissionais da área consigam manter-se saudáveis (se for possível), pois, toda sociedade terá necessidade desse apoio, sem o qual, creio eu, não será possível seguir.
Antes de julgar, criticar ou colocar suas frustrações sobre os outros, reflita, não está fácil pra ninguém, e a situação pode piorar, cada um com seus conflitos. Que tenhamos discernimento em não pressionar o outro com nossas mazelas. E que tudo se resolva o mais breve possível. Com esperança, leveza e que todas as sequelas possam ser contornadas.

Roberta Abrahim Bussamara, formada Assistente Social pela PUC-CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br