Causas Sociais e Causos

Passar por dificuldades ou tragédias nos mostra como cada um reage de maneira diferente, por experiências ou valores adquiridos. Assistindo a uma reportagem sobre as chuvas em Minas Gerais, duas mulheres entrevistadas me chamaram a atenção. Uma delas, jovem e com filhos, se disse agradecida por todos terem sobrevivido aos momentos de desespero durante a enchente da casa. Uma outra, talvez um pouco mais velha, com dois filhos, se recusa a ir para o ginásio de esportes com a família, disse que não vai porque isto não muda a situação.
De fato, abrigo não muda a situação da calamidade, porém, resguarda e preserva a vida. Trabalho com atendimento ao público há mais de trinta anos, jamais entenderei qual a lógica usada por alguns.
Principal é salvar a vida para depois se recuperar dos bens materiais. Os rios já estavam lá quando fizeram suas casas, ninguém consegue agir contra a força da natureza.
Lamento muito por todas as famílias que perderam seus bens e passam por tamanha dificuldade, mas, eu prefiro ser otimista e agradecer como a moça da entrevista, comemorar por estarem todos vivos.

Roberta Abrahim
Bussamara, formada
Assistente Social pela
PUC- CAMPINAS
rabibus27@yahoo.com.br